HUPERETES

“Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,”

Lucas 1:1-3

Neste texto vemos Lucas falando sobre seu propósito de escrever sobre Jesus na terra. Porém gostaria de destacar apenas a parte onde ele diz: ministros da palavra.

A palavra servo e ministro pode ser em grego doulos (servo) e diakonos e leitourgos (ministro), mas a palavra utilizada neste texto é huperetes que era utilizada para nomear os remadores de baixa categoria, aqueles que ficavam nos porões fazendo navegar os barcos movidos por energia humana. Isso tudo ao ritmo de chibatadas, sangue e suor, onde sua única opção era remar até a morte.

Lucas usa essa palavra fazendo um paralelo com as nossas vidas, uma vez resgatados por Deus, não há mais volta, sua vida é dEle e você irá remar por Ele até morrer!

Os Huperetes vivem pra servir, para se entregar até as últimas consequências, envolvidos com Deus até o último suspiro e essa é a nossa oração, que escondidos no fundo do barco, possamos ser úteis na obra do nosso Deus, apesar de nós, amém.

huperetes

Anúncios